BIOMA Consultoria em Turismo e Meio Ambiente -
Untitled Document
  Consultoria em Turismo e Meio Ambiente
 
Sobre a Bioma rea de Atuao Parceiros Contato
 
TO
Capacitao de Condutores Ambientais
Tocantins
 
FOTOS OU VDEOS RELACIONADOS
Nenhum vdeo ou foto relacionados.
Conhea a videoteca
 
NOTCIAS RELACIONADAS

Turismo de observao de aves ganha adeptos no Brasil
30.06.2015 - 16:04

Observao de Aves

 
DOCUMENTOS RELACIONADOS

 
INFORMAES COMPLEMENTARES
Quando
Tags: capacitacao condutores tocantins
 
Compartilhe

 

 

Capacitação de Condutores Ambientais

Carga Horária: 192 horas/aula
Local: Caseara - Parque Estadual do Cantão
Período: de 14 de março a 07 de abril de 2011

O Curso promoveu a capacitação profissional de 46 pessoas de 23 municípios do Estado do Tocantins para atuarem como condutores ambientais locais e contribuírem com o desenvolvimento do turismo sustentável no estado.

O curso de formação de Condutores Ambientais Locais foi promovido por meio de convênio entre o Ministério do Turismo e a Fundação Assis Chateaubriand (FAC), no âmbito do Projeto Revelando o Tocantins e teve a parceria da Naturatins e o apoio da Adtur-TO.

Teve como objetivo a qualificação de pessoas que já atuavam em serviços de condução de visitantes, especialmente em áreas naturais mais afastadas dos grandes centros. Em geral pessoas de comunidades tradicionais e que detinham amplo conhecimento sobre os ambientes naturais e culturais locais, mas que precisavam adquirir maiores conhecimentos sobre técnicas de condução de grupos, transmissão de conhecimentos, segurança, interpretação e educação ambiental.

A capacitação buscou oferecer melhores condições de inserção aos integrantes das comunidades no mercado de trabalho, maximizar a qualidade das experiências obtidas na visitação, ajudar a ampliar a compreensão sobre a importância da conservação ambiental pelos visitantes e otimizar os mecanismos disponíveis para ordenamento e minimização dos impactos em atividades de visitação turística especialmente no interior das Unidades de Conservação e em áreas de entorno.

Metodologia

O curso de Condutores Ambientais Locais teve a duração de 25 dias onde os alunos ficaram imersos em aulas teóricas e práticas. O curso foi totalmente gratuito, sendo oferecidos hospedagem, alimentação e material didático aos participantes.

Abrangeu conhecimentos básicos sobre turismo e meio ambiente, técnicas de condução de grupos, segurança e primeiros socorros, interpretação ambiental e realidade dos atrativos do Estado do Tocantins.

A grade contou com quatro módulos: Meio Ambiente e Cultura; Turismo e Sustentabilidade; O Trabalho do Monitor Ambiental; e Segurança e Equipamentos, num total de 192 horas.

Sustentabilidade Ambiental

A capacitação de condutores ambientais locais está prevista na Instrução Normativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO nº8 de 2008 que trata da regulamentação da atividade de condução nas Unidades de Conservação Federal. O formato do curso seguiu um padrão estabelecido pelo Ministério do Turismo em parceria com os ministérios do Meio Ambiente e da Educação.

MAIS PROJETOS Tocantins
Bioma - Conusultoria em Turismo e Meio Ambiente
           
Institucional
» Trabalhe na Bioma
» Consultores
» Parcerias
» Equipe
» Parceiros
» Links Interessantes
» rea de Atuao
» Quem somos
Notcias
Projetos
AM, Educao Ambiental, MS, PB, PE, PI, Planejamento Turstico,
Publicaes
Livros

Multimdia
Videoteca
Galeria de Fotos
Contato

Nosso endereo
SRTVS Quadra 701 Cj. E Bl. 01 N12 Sala 209/2 - Edifcio Palcio do Rdio I - Braslia DF - CEP: 70.340-901
(61) 3427-1600
Carmo: (61) 8112-6200
Fernando: (61) 8141-0066
Srgio: (61) 9296-5410

© 2018. Bioma Consultoria em Turismo e Meio Ambiente
Todos os Direitos Reservados

rea Restrita
Conheça nosso mobile site

Desenvolvido por Quazu