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 PLANEJAMENTO TURÍSTICO

O planejamento turístico tem como objetivo ordenar a atividade, buscando equacionar os princípios de sustentabilidade social, ambiental, cultural e econômica.
 
Desde 1990 atuando nas áreas de turismo e meio ambiente a BIOMA já atuou em diversas unidades federativas realizando inúmeros tipos de trabalhos relacionados ao PLANEJAMENTO TURÍSTICO, agregando profissionais especializados de diversos estados brasileiros, na realização diferenciada de trabalhos para órgãos públicos e privados, e organizações não governamentais:
 
Planos de Desenvolvimento Turístico Integrado Sustentável
Diagnóstico Turístico
Estratégias de Potencialização de atrativos e produtos turísticos, locais e regionais.
Observatórios turísticos 
Inventários da Oferta Turística
 
A Bioma consultoria em Turismo e Meio Ambiente trabalha para promover em cada região turística um planejamento de forma participativa e respeitando os princípios da sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional.
Cada um dos trabalhos oferecidos será descrito abaixo:
 
Planos de Desenvolvimento Integrado do Turístico Sustentável

A OMT define como desenvolvimento turístico sustentável aquele que “atende as necessidades dos turistas atuais e das regiões receptoras e ao mesmo tempo protege e fomenta as oportunidades para o turismo futuro...é um caminho para a gestão dos recursos de forma que possam satisfazer necessidades econômicas, sociais e estéticas, respeitando ao mesmo tempo a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas que sustentam a vida”.
 
O TURISMO SUSTENTÁVEL é o desenvolvimento racional da atividade sem deteriorar o meio ambiente ou os aspectos socioculturais, utilizando-se os recursos do presente, sem comprometer as necessidades futuras, buscando o equilíbrio entre a preservação e a utilização, impondo-se limites tanto do ponto de vista físico quanto social. A sustentabilidade é valor fundamental para todos os segmentos do turismo, mas enfatizada para segmentos como: ecoturismo, turismo rural e turismo de aventura, para tanto é fundamental a elaboração de projetos que tenham como objetivos a proteção e a conservação do meio ambiente.
 
O PLANO é o documento que materializa o Planejamento, sendo Instrumento fundamental na determinação de prioridades para evolução harmoniosa e integrada entre diversas atividades que ocorram concomitantes numa localidade e de maneira sustentável, compreendendo as seguintes etapas:
 
1- Diagnóstico

2- Prognóstico

3- Objetivos e metas
 
4- Estratégias
 
Diagnóstico Turístico
 
Descrevemos a situação do turismo e de outros setores com os quais o turismo está relacionado, na região, município ou localidade estudada, com uma avaliação dos aspecto positivos e negativos do turismo e das ameaças e potencialidades para o turismo na localidade objeto de estudo. 
 
O diagnóstico é, portanto, uma síntese da situação encontrada, que servirá de referência para os objetivos a serem traçados.
 
O processo de planejamento é estabelecido visando alcançar objetivos, sejam melhorias na região, concretização de uma idéia, aumento de demanda etc.
 
Contudo devemos destacar objetivos básicos, típicos do Planejamento Turístico:
 
1) Melhoria da qualidade da oferta turística
2) Estudar um modelo de ocupação e utilização territorial, que atenda objetivos de Turismo Sustentável.
 
Estratégias de Potencialização de atrativos e produtos turísticos, locais e regionais

Propostas capazes de auxiliar ou potencializar a utilização de atrativos e potenciais turísticos, otimizando sua capacidade de geração de emprego e renda e sua utilização sustentável.
 
Dentro desta perspectiva podem ser utilizadas pesquisas primárias e secundárias para o conhecimento e catalogação de atrativos definidos e os potenciais, bem como o planejamento e execução de eventos participativos, com a presença de lideranças da cadeia produtiva do setor, poder público e entidades ligadas ao terceiro setor.
 
Em linhas gerais os objetivos a serem alcançados pelo desenvolvimento da atividade turística como um todo podem ser:
 
Contribuir para melhorar a qualidade de vida da população local
Contribuir para o aumento da arrecadação municipal
Colaborar com a construção e consolidação da identidade local
Contribuir para revitalização, conservação e proteção do patrimônio natural e cultural.
 
Observatórios turísticos 

Um observatório de turismo é um sistema integrado de informações turísticas centralizando estudos, pesquisas e indicadores, monitorando constantemente as atividades relacionadas à cadeia produtiva do turismo, bem como atualizando permanentemente informações e dados estatísticos, tornando-se uma importante ferramenta capaz de subsidiar políticas públicas e investimentos privados.
 
Devem participar deste sistema integrado representantes governamentais, nos seus diversos níveis, além da iniciativa privada e do terceiro setor. Devem ainda integrar o Observatório de Turismo instituições de ensino, pesquisa e capacitação de recursos humanos, que terão papel fundamental para geração de dados e informações, organização, sistematização e disponibilização destas.
 
Objetivos

O Observatório deverá gerar, catalisar, estruturar e organizar dados e informações obtidas em estudos e pesquisas e propor indicadores para a gestão do turismo, além de desenvolver mecanismos de disponibilização através da internet destes dados e informações.
 
Objetivos Específicos

Propor uma metodologia para a implantação e o funcionamento do Observatório;
Analisar casos exitosos de Observatórios a serem assimilados;
Identificar necessidades de pesquisas de oferta, de demanda, do mercado turístico e de capacitação de recursos humanos, para promoção de oportunidades de negócios na região enfocada.
 
O Papel e os Benefícios de um Observatório de Turismo

Conhecer o comportamento dos fluxos turísticos por meio de estudos e pesquisas aplicadas nas áreas de interesse;
Desenvolver uma metodologia de acompanhamento por meio de indicadores do turismo que permita o monitoramento do desenvolvimento do setor;
Criar um Sistema de Informações Turísticas que contenha um banco de dados sobre o comportamento do turismo na área estudada; 
Fomentar a criação de roteiros integrados que estimule o turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável;
Divulgação de números confiáveis e informações detalhadas do turismo para toda a cadeia produtiva do mercado turístico, ampliando as possibilidades e dados para divulgação do setor, contribuindo para que a análise possa ser agregada com novos modelos de monitoramento;
Geração de subprodutos como: boletins periódicos compostos pelos principais indicadores e resultados obtidos pelas pesquisas de demanda, relatórios de desempenho hoteleiro e o comportamento dos usuários, além dos impactos econômicos, acompanhamento da geração de empregos e a evolução da renda;
O registro impresso e/ou eletrônico, conservado em um banco de dados do Observatório, é uma valiosa fonte de consulta e manutenção da memória do turismo.
Com o monitoramento, possibilitado pelo Observatório, os governos terão uma contínua comunicação de dados, importantes e esclarecedores, sobre a atividade turística, com suas vantagens e seus entraves locais, subsidiando tomadas decisões.
 
Inventários da Oferta Turística

São levantamentos do conjunto dos recursos turísticos de um município ou região, visando à correta ordenação e exploração do território, de forma a otimizar a utilização de seus recursos naturais e da oferta turística em geral.
Trata-se do primeiro passo em busca do conhecimento das características de seus produtos e do planejamento da atividade turística.
 
A quem interessa as informações coletadas num Inventário Turístico?
 
Investidores – Conhecimento da realidade e seus pontos positivos e negativos
Governo – Identificar necessidades e prioridades para investimentos e busca de parcerias
Formadores de Opinião – Informação para divulgação da imagem da localidade
Pesquisadores /Estudantes – Base para pesquisas, trabalhos acadêmicos e projetos de consultoria.  
 
Atualmente totalizamos a aplicação de Inventários Turísticos em 121 municípios brasileiros, em muitos dos quais, foram desenvolvidos diagnósticos e prognósticos turísticos, com utilização de metodologias de planejamento participativo e realização de pesquisas primárias e secundárias.




METODOLOGIAS DA  BIOMA EM PROJETOS DE PLANEJAMENTO TURÍSTICO
 
PESQUISA DE CAMPO

Inventariação Turística, com a Metodologia do INVTUR, desenvolvida pelo Ministério do Turismo, contendo 54 formulários de pesquisa, enfocando três segmentos:
 
1. Categoria A - Infraestrutura de Apoio ao Turismo; 
2. Categoria B - Serviços e Equipamentos Turísticos; 
3. Categoria C - Atrativos Turísticos.
 


CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA

São analisados os atrativos a partir do seu potencial intrínseco de atratividade por parâmetros de comparação com outros similares que permitem ordenar os atrativos, de acordo com sua importância turística em níveis hierárquicos.

Hierarquias:

São atribuídos conceitos de 1 a 4, para a hierarquia do atrativo, conforme seu potencial de atratividade.

 

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE ATRATIVOS TURÍSTICOS

Critérios exclusivos da BIOMA para avaliar a viabilidade de cada atrativo como produto turístico ou componente de um produto turístico. São avaliados itens como: Acesso, Equipamentos e Serviços, Estado de Conservação, etc. São atribuídos a cada um, conceitos com pesos diferenciados, o resultado classifica o atrativo em uma das seguintes categorias:



 

 

Este método auxilia na qualificação dos atrativos turísticos, possibilitando um diagnóstico preciso e a escolha das prioridades em termos de políticas e investimentos públicos.
 

GEOREFERENCIAMENTO DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS E CONSTRUÇÃO DE MAPAS

Todos os atrativos são georeferenciados.

Os pontos são plotados em mapas temáticos e disponibilizados de acordo com hierarquia e viabilidade.



 

 

OFICINAS PARTICIPATIVAS

Envolvendo representantes das comunidades envolvidas, apresentando resultados das pesquisas e análise SWOT da realidade do turismo ou outras áreas. Contribuindo assim com análise das potencialidades, e com aperfeiçoamento do trabalho e fortalecimento.



 

 

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

Todos os atrativos inventariados são fotografados;

As fotografias são selecionadas e constituem um banco de imagens a ser disponibilizado via internet, organizadas por municípios;

Também são entregues cópias dos atrativos em DVDs ao estado e municípios.


PESQUISA ELETRÔNICA PARA PLANEJAMENTO TURÍSTICO 

SISTEMA DE INFORMAÇÕES e GESTÃO TURÍSTICA -SIMGESTUR - Sistema-Web da  BIOMA, de gerenciamento e monitoramento que permite a constante atualização das informações e o cruzamento dos dados coletados, que pode ser utilizado no setor turístico ou adaptado para outras áreas de atuação. 

APLITUR e um novo aplicativo de levantamento de informações, eliminando a necessidade de formulários em papel e a digitação, facilitando a integração dessas informações ao sistema web – SIMGESTUR, agilizando os resultados das pesquisas.
 

   Coleta de dados online com a utilização de aplicativo para Tablet - formulários e fotografias são automaticamente georeferenciados;

 

   O Sistema permite que as informações sejam retroalimentadas permanentemente mantendo-as atualizadas;

 

   Podem ser gerados automaticamente relatórios e gráficos, incluindo cruzamento de dados;

 

   O sistema disponível via internet pode servir de base para um Portal.

 

 
O Sistema permite pesquisar por estado, município ou pelo conteúdo dos formulários armazenados.
Podem ser gerados vários tipos de gráficos sobre o conteúdo dos formulários, tabulando ou cruzando informações. Estes poderão ser transformados em imagens, copiados e utilizados em outros arquivos.


 
Na Bioma enxergamos o turismo como atividade econômica capaz de contribuir para a conservação do meio ambiente e o resgate e manutenção de manifestações culturais, gerar postos de trabalho, riquezas, promover uma melhor distribuição de renda e inclusão social. Pretendemos oferecer por meio do nosso trabalho nossa contribuição para aumentar e diversificar produtos turísticos de qualidade, contemplando a pluralidade cultural e a diferença regional do nosso país.

Conheça outros projetos de Planejamento Turístico realizados pela Bioma!!!

 

 

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