BIOMA Consultoria em Turismo e Meio Ambiente -
Untitled Document
  Consultoria em Turismo e Meio Ambiente
 
Sobre a Bioma rea de Atuao Parceiros Contato
 
Planejamento e Gesto Ambiental
Destaques
 
FOTOS OU VDEOS RELACIONADOS
Nenhum vdeo ou foto relacionados.
Conhea a videoteca
 
NOTCIAS RELACIONADAS
 
DOCUMENTOS RELACIONADOS

 
INFORMAES COMPLEMENTARES
Quando
Tags: capacitacao treinamento planejamento ambiental bioma
 
Compartilhe

 

 

Planejamento e Gestão Ambiental


O planejamento ambiental é um processo por meio do qual se identificam problemas e se estabelecem planos de ações para solucioná-los, com definição de objetivos, metas e indicadores; executam-se os planos, monitoram-se o atingimento das metas e indicadores e por fim corrigem-se os insucessos e adota-se como padrão os sucessos. 

O objetivo do planejamento ambiental é sempre maximizar o aspectos ambientais positivos de um projeto e minimizar os seus impactos negativos.
Dentre as ações relacionadas ao planejamento e a gestão ambiental que a Bioma - Consultoria em Turismo e Meio Ambiente pode contribuir estão:
 
- Elaboração de Estudos de Impacto Ambiental – EIA, trata-se de um documento exigido pelo órgão ambiental (federal, estadual ou municipal) durante o processo de licenciamento ambiental para emissão da Licença Prévia (LP) para grandes empreendimentos com potencial de impacto. Este estudo deve demonstrar ou não a viabilidade ambiental do empreendimento analisado. O Relatório de Impacto Ambiental - RIMA é um resumo do EIA com uma linguagem mais acessível a sociedade.
 
Segundo a resolução do CONAMA 01 de 86 o EIA deve ser executado por uma equipe multidisciplinar, pois existem impactos a serem avaliados no meio biótico, abiótico e socioeconômico. 
 
- Planos de Manejo para Unidades de Conservação
Após a criação de uma UC, o plano de manejo deve ser elaborado em um prazo máximo de cinco anos. Toda UC deve ter um plano de manejo, que deve ser elaborado em função dos objetivos gerais pelos quais ela foi criada.
O plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Ele estabelece normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da UC, seu entorno e, quando for o caso, os corredores ecológicos a ela associados, podendo também incluir a implantação de estruturas físicas dentro da UC, visando minimizar os impactos negativos e garantir a manutenção dos processos ecológicos.
Uma das ferramentas mais importantes do plano de manejo é o zoneamento da UC, que a organiza espacialmente em zonas sob diferentes graus de proteção e regras de uso. O plano de manejo também inclui medidas para promover a integração da UC à vida econômica e social das comunidades vizinhas, o que é essencial para que a sua implementação seja mais eficiente. É também neste documento que as regras para visitação da são elaboradas.
 
Uma das ações principais, relacionadas à Gestão Ambiental, está o Monitoramento Ambiental que consiste na realização de medições e/ou observações específicas, a partir de indicadores previamente definidos, com a finalidade de verificar se impactos ambientais estão ocorrendo, dentro de um processo. O monitoramento ambiental é de fundamental importância para o acompanhamento da situação, seja  no setor privado, como para a gestão pública. 
 
Outra ferramenta de Gestão Ambiental fundamental é o Diagnóstico Ambiental que consiste em um levantamento dos fatores ambientais que estejam relacionados à uma determinada atividade. Mensura-se o ponto de partida para monitoramento da situação no que diz respeito à performance ambiental.
 
Para elaboração do Diagnóstico Ambiental, realizamos uma análise de conformidade legal comparando-se as condições existentes com a legislação ambiental aplicável ao caso, são analisadas as licenças que devem ser atribuídas e as melhores práticas a serem adotadas à cada caso.
 
A partir dos resultados do Diagnóstico Ambiental elaboramos um plano de ações que orientará para a correção das não conformidades e para o aperfeiçoamento dos processos possíveis.
 
Entre os diversos trabalhos relacionados à área de planejamento e gestão ambiental que a Bioma já realizou está o planejamento e implementação de Sistemas de Trilhas Interpretativas que consiste em um levantamento ambiental da área, realização de inventários de fauna e flora, identificando caminhos pré-existentes e analisando todo o contexto onde está inserida a área: bioma, status de conservação, legislação que incide e outros aspectos. De maneira a elaborar uma proposta para implantação de um Sistema de Trilhas Interpretativas que possa estar adequado ao público alvo maximizando os aspectos positivos e minimizando-se os impactos negativos.
 
A Bioma pode reunir todos os profissionais necessários ao desenvolvimento de cada um destes processos para executar estes trabalhos com toda propriedade e segurança, pois possui profissionais credenciados pelo Conselho Regional de Biologia (CRBio) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), com sólida formação e larga experiência.
 
  

 Conheça outros projetos de Planejamento e Gestão Ambiental realizados pela Bioma!!!

MAIS PROJETOS
Bioma - Conusultoria em Turismo e Meio Ambiente
           
Institucional
» Trabalhe na Bioma
» Consultores
» Parcerias
» Equipe
» Parceiros
» Links Interessantes
» rea de Atuao
» Quem somos
Notcias
Projetos
AL, AP, Capacitaes, GO, PR, RJ, TO,
Publicaes
Livros

Multimdia
Videoteca
Galeria de Fotos
Contato

Nosso endereo
SRTVS Quadra 701 Cj. E Bl. 01 N12 Sala 209/2 - Edifcio Palcio do Rdio I - Braslia DF - CEP: 70.340-901
(61) 3427-1600
Carmo: (61) 8112-6200
Fernando: (61) 8141-0066
Srgio: (61) 9296-5410

© 2017. Bioma Consultoria em Turismo e Meio Ambiente
Todos os Direitos Reservados

rea Restrita
Conheça nosso mobile site

Desenvolvido por Quazu