BIOMA Consultoria em Turismo e Meio Ambiente - Turismo de observao de aves ganha adeptos no Brasil
Untitled Document
  Consultoria em Turismo e Meio Ambiente
 
Sobre a Bioma rea de Atuao Parceiros Contato
 

 

Turismo de observao de aves ganha adeptos no Brasil
Observao de Aves
Tags: Ecoturismo Aves Observacao
 

 Viajar para observar aves é uma prática que vem ganhando os roteiros de viagem. O birdwatch, como é conhecido, já atrai brasileiros e estrangeiros para mais de 50 destinos de ecoturismo no país. Nesses locais, de norte a sul, a grande atração é observar espécies raras com binóculo, como o pica pau bufador ou o beija-flor-de-gravata-vermelha e, quando possível, fotografá-los. São cerca de 1.900 espécies de aves no Brasil, sendo que parte delas só podem ser encontradas por aqui.


O birdwatch começou como uma atividade a mais na viagem de férias, dividindo espaço com o passeio à praia, o parque temático e os atrativos do local visitado. Hoje, no entanto, há grupos que viajam exclusivamente para este fim, assim como roteiros intimamente ligados à observação de aves.

Não há números oficiais sobre os guias de turismo especializados nessa modalidade, mas reservas biológicas como a de Sooretama, no Espírito Santo, e parques nacionais como o de Ubajara (CE), contam com profissionais habilitados a orientar o viajante.

Com especialidade em observação de aves, o guia de turismo Giuliano Bernardon começou guiando estrangeiros. Ele afirma que destinos do Pantanal, da Amazônia (Manaus e Alta Floresta) e da Mata Atlântica estão entre os mais visitados.

Segundo ele, a prática é uma atividade relaxante e ao mesmo tempo estimulante, de modo que, seus adeptos sentem-se como se tivessem com “um álbum de figurinhas que precisasse ser completado com novas espécies”. Esta é também a opinião da empresária Natália Ramos, de Curitiba, que, como turista, já coleciona fotos de mais de 300 espécies de aves de destinos do Brasil e do exterior.

“As imagens são apenas o resultado de uma atividade prazerosa, que me coloca em contato com a natureza”, afirmou. Além disso, segundo, ela, a modalidade desperta uma consciência ecológica nos viajantes – e o respeito não só pelo meio ambiente, como também pela cultura local.

A Chapada Diamantina, na Bahia, apresenta mais de 400 espécies de ave da Caatinga, da Mata atlântica e do Cerrado.

Ponto estratégico para observação de aves há 20 anos, a Casa da Geleia, na cidade de Lençóis, permite ver espécies como marias-pretas, sabiás, tibirros rupestres e cardeais. Ornitólogos, fotógrafos e observadores podem agendar uma visita e se hospedar por ali mesmo.

Os roteiros de aves na Chapada Diamantina incluem, ainda, o Morro do Pai Inácio, em Palmeiras, a Mata do Remanso, o minipantanal Marimbus e a comunidade Barro Branco, em Lençóis, além da estrada da vila do Guiné, em Mucugê.

- Dicas:

Para observar aves é necessário caminhar lentamente e e em silêncio, usar trajes com cores discretas, evitar movimentos bruscos, respeitar uma distância mínima para que o animal não se sinta ameaçado, usar binóculo, estar acompanhado, de preferência, de um guia de aves e começar pelas aves a sua volta. Uma boa opção para quem deseja se iniciar no birdwatch pode ser associar-se a clubes de observadores de aves. O primeiro deles surgiu em São Leopoldo (RS) e acabou disseminando a prática pelo país.
 


Fonte: MTur / Carolina Valadares

 

Bioma - Conusultoria em Turismo e Meio Ambiente
           
Institucional
» Trabalhe na Bioma
» Consultores
» Parcerias
» Equipe
» Parceiros
» Links Interessantes
» rea de Atuao
» Quem somos
Notcias
» Notcias
Projetos
BA, CE, Destaques, Educao Ambiental, Eventos, GO, MA, MG, MT, PA, RJ, RR, RS, SE, the reason of NTFS is not wlbaetire by Mac is, TO,
Publicaes

Multimdia
Videoteca
Galeria de Fotos
Contato

Nosso endereo
SRTVS Quadra 701 Cj. E Bl. 01 N12 Sala 209/2 - Edifcio Palcio do Rdio I - Braslia DF - CEP: 70.340-901
(61) 3427-1600
Carmo: (61) 8112-6200
Fernando: (61) 8141-0066
Srgio: (61) 9296-5410

© 2019. Bioma Consultoria em Turismo e Meio Ambiente
Todos os Direitos Reservados

rea Restrita
Conheça nosso mobile site

Desenvolvido por Quazu