BIOMA Consultoria em Turismo e Meio Ambiente - Indstria nacional se mobiliza para reduzir emisso de CO2 atmosfera
Untitled Document
  Consultoria em Turismo e Meio Ambiente
 
Sobre a Bioma rea de Atuao Parceiros Contato
 

 

Indstria nacional se mobiliza para reduzir emisso de CO2 atmosfera

Tags: emissao carbono CO2
 

Antecipando medidas nacionais para conter as emissões de gases causadores de efeito estufa, 77 empresas brasileiras apresentaram em evento nesta quarta-feira (10) seus inventários de emissões, levantamento que estima a quantidade de CO2 liberado na atmosfera pela atividade industrial.

 
O documento aponta que no ano passado foram emitidos 107,1 milhões de toneladas de CO2, o equivalente a 5% do total de gases liberados no país em 2005, segundo o Inventário Nacional do governo federal, que serviu de base para a elaboração das metas para reduzir, de forma voluntária, em até 39% o envio de gases à atmosfera até 2020.
 
“Isso mostra o interesse do Brasil na questão do clima, porque nem o país e nem as empresas são obrigadas pela Convenção das Nações Unidas a reduzir a quantidade de CO2 produzida”, disse Pankaj Bhatia, diretor do Instituto de Recursos Mundiais, que criou a metodologia de medição de carbono emitido.
 
Planos – Segundo Mario Monzoni, coordenador do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a iniciativa faz parte de planos maiores, como a elaboração de políticas em instituições privadas que fomentariam a sustentabilidade.
 
“O Brasil está em crescimento, assim como a indústria. Por isso temos que definir formas de reduzir o impacto do desenvolvimento nos próximos anos”, diz Monzoni, que pretende agregar até 150 empresas para um novo inventário em 2012.
 
Uma das companhias que aderiu à iniciativa foi o grupo Danone, que utiliza o inventário para medir emissões em sua cadeia de produção. A empresa informou que até 2012 pretende reduzir em 30% o envio de gases poluentes à atmosfera.
 
Crise – Também presente no evento realizado em São Paulo, Robyn Camp, vice-presidente executiva do Instituto Registro de Clima, dos Estados Unidos, especializado na medição de emissões, afirmou ao Globo Natureza que muitas empresas norte-americanas tiveram a iniciativa de realizar o inventário de carbono, organizado pelo instituto.
 
Entretanto, segundo Camp, a crise financeira que afeta a potência mundial pode reduzir as ações de mitigação. “Algumas empresas serão impactadas pela crise e a questão ambiental pode ser deixada de lado. Porém, as companhias inovadoras têm pensado muito na questão da energia sustentável, pegando como exemplo grandes indústrias da Europa, que usam energia renovável e se mantêm no topo. Mas a tomada de decisão vai depender da realidade da empresa”, diz. 
 
 
Fonte: Globo Natureza/Eduardo Carvalho

 

Bioma - Conusultoria em Turismo e Meio Ambiente
           
Institucional
» Trabalhe na Bioma
» Consultores
» Parcerias
» Equipe
» Parceiros
» Links Interessantes
» rea de Atuao
» Quem somos
Notcias
Projetos
AM, Educao Ambiental, MS, PB, PE, PI, Planejamento Turstico,
Publicaes
Livros

Multimdia
Videoteca
Galeria de Fotos
Contato

Nosso endereo
SRTVS Quadra 701 Cj. E Bl. 01 N12 Sala 209/2 - Edifcio Palcio do Rdio I - Braslia DF - CEP: 70.340-901
(61) 3427-1600
Carmo: (61) 8112-6200
Fernando: (61) 8141-0066
Srgio: (61) 9296-5410

© 2018. Bioma Consultoria em Turismo e Meio Ambiente
Todos os Direitos Reservados

rea Restrita
Conheça nosso mobile site

Desenvolvido por Quazu